sexta-feira, 2 de setembro de 2011

02/09 >>> David Guetta lança CD recheado de parcerias com estrelas consagradas


DJ gravou com estrelas como Akon, Chris Brown, Jennifer Hudson, Timbaland, Will.I.am e Snoop Dogg


Um dos nomes mais badalados do mundo pop, o produtor e DJ David Guetta, 43 anos, é a estrela da house music e parceiro dos mais diversos artistas em busca de batidas eletrônicas. Ele já gravou com Rihanna, Fergie, Akon, Kelis, LMFAO e outros. No último CD — Nothing but the beat (“Nada além da batida”, em tradução livre) —, lançado nesta segunda-feira, 29 de agosto, o músico aposta em um time de estrelas que estão bombando nas pistas de dança do mundo inteiro. O resultado é um trabalho eficiente e com pelo menos 12 singles de sucesso.

Nothing but the beat  é dividido em dois CDs. O primeiro conta com as 12 principais faixas do novo trabalho de Guetta, todas em parceria com astros da música. O segundo disco volta um pouco às origens da house music que consagrou o DJ francês, mas também conta com duas colaborações importantes. Se nos álbuns anteriores artistas consagrados emprestavam as vozes para as batidas do produtor, agora ele também lança mão de cantores que estão em franca ascensão.


A lista de parcerias conta com Akon, Chris Brown, Jennifer Hudson, Timbaland, Will.I.am e Snoop Dogg, mas também aposta em artistas que conheceram o sucesso há pouco tempo: Flo Rida, Nicki Minaj, Taio Cruz, Afrojack e Jessie J. Do ponto de vista musical, mostra uma mistura de ritmos — hip-hop, rap, R&B e dance — remixados na faixa entre 127 e 133bpm. Em síntese, os dois CDs conseguem ocupar polos importantes da carreira de Guetta: um lado pop dentro da house music e o estilo eletrônico que o consagrou.


O trabalho mostra que, assim como seus parceiros, ele se tornou uma estrela. A aposta em um som mais pop consolida a atual fase do DJ, que sai das picapes das boates e passa a lotar shows em estádios do mundo inteiro. Mas é no segundo disco que ele justifica a fama de produtor e apresenta músicas instrumentais que colocam as mixagens eletrônicas em mais alta conta do que os vocais de cantores de sucesso.


Singles


Pode-se dizer tranquilamente que Nothing but the beat é um trabalho que aposta em singles. As 12 faixas do primeiro CD parecem ter sido feitas como produções independentes. Em Where them girl at, parceria com Nicki Minaj e Flo Rida, Guetta apresenta uma música ritmada e acelerada. Os vocais do rapper puxam a canção para cima e colocam a canção como uma das mais animadas do disco. Prova disso é que já está no cobiçado Hot 100 da Billboard.


Nicki Minaj surge como a grande aposta. A rapper de Trinidad e Tobago tem mais uma faixa no CD, Turn me on, feita sob medida para a cantora — conhecida pelo estilo agressivo e ousado —, com batidas mais fortes, menos aceleradas e efeitos acentuados.


Little bad girl, com Taio Cruz e Ludacris, Night of your life, com Jennifer Hudson, e I just wanna f***, com Timbaland e Dev, são canções no estilo Sexy chic — hit do último CD do produtor (One love, 2009). Com batidas mais pop e menos ligadas à house underground, as faixas têm o desenho de sucesso das boates com letras sensuais e ritmadas.


O destaque do novo álbum fica por conta de Sweat, parceria com a estrela do hip-hop Snoop Dogg. É um petardo para os amantes da música eletrônica. As batidas aceleradas casaram perfeitamente com o ritmo suingado do rapper. O resultado é uma faixa que, por mais pop que seja, traz o melhor da house music, com efeitos e graves perfeitamente encaixados. Mesmo que não venha a ser o single de maior sucesso do CD, é a produção de melhor qualidade.


Outras faixas de destaque são Repeat, que conta com a participação da inglesa Jessie J; Titaniun, com Sia (uma canção animada e dançante) e Crank it up, mais uma colaboração de Akon.


O cara do momento


David Guetta ocupa a posição no ranking dos melhores DJs do mundo, atrás apenas de Tiësto e Armin Van Buuren. Mesmo não sendo o primeiro, ele é o mais conhecido. Tudo isso porque, ao longo da carreira, gravou e produziu diversas estrelas do mundo pop. O francês — ganhador do Grammy 2011 de melhor remix com Revolver — é o coautor de hits como I gotta felling e chegou ao estrelato graças às parcerias com o Black Eyed Peas. Ele é, atualmente, a maior estrela da house music, lotando festas no mundo todo. Na lista de futuras parcerias estão Britney Spears, Madonna e Adele.


Confira a track list do CD Nothing but the beat:


Disco 1
1. Where Them Girls At (featuring Nicki Minaj & Flo Rida)
2. Little Bad Girl (featuring Taio Cruz & Ludacris)
3. Turn Me On (featuring Nicki Minaj)
4. Sweat (Snoop Dogg vs. David Guetta)
5. Without U (featuring Usher)
6. Nothing Really Matters (featuring will.i.am)
7. I Can Only Imagine (featuring Chris Brown & Lil Wayne)
8. Crank It Up (featuring Akon)
9. I Just Wanna F*ck (featuring Timbaland & Dev)
10. Night Of Your Life (featuring Jennifer Hudson)
11. Repeat (featuring Jessie J)
12. Titanium (featuring Sia)


Disco 2
1. The Alphabet
2. Lunar (David Guetta & Afrojack)
3. Sunshine (David Guetta & Avicii)
4. Little Bad Girl (Instrumental Version)
5. Metro Music
6. Toy Story
7. The Future
8. Dreams
9. Paris
10. Glasgow

Nenhum comentário:

Postar um comentário