Enquanto o mercado fonográfico mundial caiu catastroficamente nos anos 2000, o mercado da e-music cresceu, pois não depende da venda de CDs ou das rádios FM para ser divulgada. A propaganda é digital, sendo focada em apresentações ao vivo, festas e casas noturnas. Para ter uma ideia da queda do mercado fonográfico, nos Estados Unidos, as vendas caíram de US$ 14,6 bilhões para menos da metade em dez anos. Além disso, a consultoria Forrester Research prevê que, até 2014, elas vão diminuir ainda mais, e depois se estabilizarão em torno de US$ 5,5 bilhões.
Mas as diferenças não vão parar por aí, o mercado da música eletrônica está apenas começando a crescer e uma das alavancas que vai ser definitiva para que isso ocorra é a abertura de novas casas noturnas. Além disso, entre os números levantados pelo RMC, o faturamento de bebidas aumentou 115,4%, de 2010 para 2011, totalizando R$ 1,07 bilhão em arrecadação.
Assim, junta-se “a fome com a vontade de comer”, no rabo do cometa da abertura de novas casas noturnas, cresce lado a lado o consumo de bebidas. O clube paulistano D.Edge, por exemplo, está investindo R$ 5 milhões numa filial carioca e outra em São Paulo. O consumo de bebidas representa 60% do faturamento, que chega a R$ 1,4 milhão ao mês, sendo que a vodca é a preferida.
Isso é fato: cerca de dois terços do consumo de vodca e uísque em terras tupiniquins ocorre em clubes, restaurantes e bares. Por isso, empresas como a francesa Pernod Ricard e a holandesa Heineken estão investindo pesado no patrocínio de festivais e clubes de e-music, tanto que a Pernod também teve muito retorno financeiro ao vincular a marca Ballantine’s à música eletrônica.
Novamente, remete-se aos dados do RMC, que divulgou o aumento de 60% nos patrocínios, somando 460 milhões. As bebidas patrocinam também as celebridades, como o francês David Guetta, que é promovido pelo energético Burn, da Coca-Cola. Levando em consideração que, no Brasil, existem aproximadamente 10 mil DJs profissionais, ainda tem muito pano pra manga.
Fonte: Eletromusica
Foto: Google
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