segunda-feira, 4 de abril de 2011

04/04 >>> Cultura - A música Eletrônica

Uma música repetitiva, robótica, quase hipnótica, pop e dançante tem sido o sucesso dos clubes noturnos no mundo inteiro desde os anos 80. Denominada de música eletrônica, dance music ou tecno, ela é o combustível de uma contracultura contemporânea, que, após as gerações dos hippies e dos punks, encontra nos “clubbers” (nome dados a boa parte dos freqüentadores dos clubes e festas de música eletrônica), nas raves, na cultura dos DJs.

A música eletrônica pop surgiu como resultado de diversos fatores estéticos e comportamentais. No campo artístico, heranças da música da era da discoteca (disco music), do final dos anos 70, e a introdução de sonoridades de sintetizador, bateria eletrônica e sampler (equipamento que armazena sons digitalmente) se misturaram para criar uma nova música dançante de estilo industrial e futurista (daí a denominação de música tecno).


Os DJs viraram pop stars na era da música eletrônica pop

À semelhança dos principais movimentos jovens da era da cultura pop, os apreciadores da música eletrônica criaram um comportamento típico, com uma moda própria e com a realização de festas em áreas rurais, chamadas de raves, que acontecem preferencialmente em sítios, ao ar livre ou em galpões.


Fonte: howstufworks
Foto: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário