terça-feira, 5 de abril de 2011

05/04 >>> Cultura - A Profissão DJ

Apesar de parecer um hobby, DJ é profissão e deveria ser considerada como tal. Mas como levar a sério alguém que tem como profissão tocar música em uma boate e ganhar por isso???

É um profissional de entretenimento, assim como atores, músicos, dançarinos, artistas em geral e por que deveria ter menos mérito do que eles?

Existem cursos profissionalizantes e até faculdade de DJ, e posso garantir que não são nada baratos, mas é complicado investir em algo que praticamente não tem retorno.

Infelizmente no nosso país as cenas musicais não valorizam o profissional como deveriam, e posso falar que a underground é a que menos valoriza. Isso prejudica quem é profissional de verdade, por que se você impõe um cachê mínimo pra um organizador de festa acima do que ele espera te pagar, fatalmente você vai ser dispensado por que tem gente que tocaria até de graça!

Eu sempre digo que é uma profissão que só tem retorno emocional...

É por isso que as associações de DJs e VJs estão firmes na luta da regulamentação da profissão, pra que esse tipo de coisa acabe e finalmente nos dêem o valor que merecemos.

Com a nossa profissão regulamentada vai possibilitar aos iniciantes ter os seus direitos garantidos por lei, mesmo sabendo que alguns seguiram na carreira sem ter o registro.

Foto: DJ David Guetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário